Projeto Conheça nossa Cidade

O Fundo de Desenvolvimento do Turismo da Associação Comercial Industrial de Canela (Acic), com apoio da Prefeitura Municipal de Canela, através da Secretaria Municipal de Turismo, promove, anualmente, o curso Conheça nossa Cidade - Treinamento de Conscientização Turística e Qualidade da Informação.

O planejamento do Fundo de Turismo da Acic com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo visa preparar colaboradores de diferentes empresas nos setores do comércio, gastronomia, turismo, parques e hotelaria, além de integrantes da Central de Informações, Delegacia de Polícia, Secretaria de Educação e estudantes.

A grande novidade para 2014 é que o curso será aberto também aos estudantes do ensino médio, a partir do 3º ano. A participação destes jovens permite uma preparação na área do turismo para que possam ingressar no mercado de trabalho aptos a atender turistas e visitantes de forma qualificada e completa. Além disso, o curso que tem como diretriz a sustentabilidade e pretende colaborar com o desenvolvimento da mão de obra local, pois o empresariado contará com futuros colaboradores qualificados.

O formato do curso para esta edição também traz novidades, os grupos de trabalho (turmas) serão divididos em 15 participantes em média, o que, segundo dados de 2013, possibilita um aproveitamento mais eficaz nas aulas práticas e debates realizados em campo. A etapa teórica continua sendo realizada na sede da Acic. Já a etapa prática será realizada nos parques, restaurantes, hotéis e pontos turísticos da cidade, onde cada participante vivencia um dia de turista, sabendo assim quais as informações são mais relevantes para eles. Além disso, aprende como manter uma imagem positiva na cidade para que aquele turista retorne e indique Canela. A percepção, a análise crítica e a excelência da qualidade no atendimento também serão trabalhados no currículo do curso, que é acompanhado por um guia de turismo e um instrutor.

Em 2013 o curso Conheça nossa Cidade teve vagas esgotadas em todas as edições e segundo dados levantados pelo Fundo de Turismo da ACIC, as empresas que tiveram colaboradores participando notaram um aumento no nível de satisfação do turista atendido e mais autoconfiança do colaborador.

O programa Conheça nossa Cidade é desenvolvido pela ACIC - Fundo de Desenvolvimento do Turismo com o apoio da Prefeitura Municipal de Canela.

O cronograma de turmas do Conheça Nossa Cidade é divulgado no site, para acessar, clique aqui. Os interessados podem entrar em contato com a ACIC para obter mais informações através do telefone 54-3282-1510 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.