DÉCADA DE 2010 (2010–2019)
O início da década de 2010 foi de continuidade e consolidação para a Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC). Sob a presidência de Carlos Alexandre Raymundo, a entidade manteve em 2010 as ações voltadas ao fortalecimento do comércio e do turismo, à valorização do empresariado local e à promoção de eventos que integravam a comunidade.
Nos anos que se seguiram, a ACIC ampliou sua presença na vida pública de Canela, intensificando parcerias com o poder público, incentivando o empreendedorismo e consolidando o Festival Sabores de Canela como um dos principais símbolos da cidade. A década de 2010 seria marcada pela modernização institucional, pela expansão do diálogo com diferentes setores da sociedade e por uma atuação cada vez mais próxima da comunidade canelense.
GESTÃO 2011–2012
Carlos Alexandre Raymundo foi reeleito para o biênio 2011–2012, conduzindo uma diretoria composta por Paulo Roberto Bergamo Drechsler (vice-presidente de Turismo e tesoureiro), Neusa Jahn (Comércio), Carlos Sidnei Lucena (Serviços) e Luis Carlos Benetti (Indústria).
Com o sucesso do Festival Sabores de Canela, a ACIC promoveu mais uma edição do evento, que foi apresentado como case de sucesso no 10º Congresso de Entidades Filiadas à Federasul. No campo institucional, o Conselho Deliberativo aprovou o Regimento Interno da ACIC, estabelecendo diretrizes formais para a gestão. No âmbito da cidadania, a ACIC promoveu um debate entre os candidatos à Prefeitura de Canela, mediado pelo jornalista Juremir Machado, fortalecendo o compromisso da entidade com o diálogo democrático.

Carlos Alexandre Raymundo na cerimônia do Mérito ACIC
Ainda em 2011, foi realizada a segunda edição do Encontro de Carros Antigos de Canela, atraindo grande público e movimentando a cidade.
GESTÃO 2013–2014

Gino Bazzan
Em 14 de maio de 2013, no Grande Hotel Canela, tomou posse a nova diretoria, presidida por Gino Bazzan, com Evandro Schutz (Turismo), Isolde Astrid Niewöhner (Comércio), Ricardo Ruivo dos Santos (Serviços) e Luis Carlos Benetti (Indústria).
Entre os destaques da gestão está o lançamento de um Livro de Receitas com pratos exclusivos criados para o Festival Sabores de Canela de 2013. No mesmo ano, em outubro, aconteceu a terceira edição do Encontro de Carros Antigos de Canela, no Centro de Feiras de Canela.
Com foco na integração entre o setor empresarial e o turismo, a entidade criou o programa “Conheça Nossa Cidade”, que possibilitou a colaboradores de empresas locais visitarem parques, restaurantes e pontos turísticos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização do destino.
A gestão, inicialmente prevista para o biênio 2013–2014, estendeu-se até setembro de 2015, quando foi empossada a nova diretoria.
GESTÃO 2015–2016
Em 15 de setembro de 2015, nas dependências do Grande Hotel Canela, os associados se reuniram para a cerimônia de posse da nova diretoria, presidida por Carlos Alexandre Willrich Raymundo, tendo como vice-presidentes Nelson Roberto Petry, Paulo Roberto Bergamo Drechsler, Diego da Rocha Santos e Marcelo Araújo Carvalho. Na ocasião, foram celebrados os 70 anos da ACIC, marcados pelo lançamento de um caderno especial com a história da entidade, apresentado durante a solenidade.
Entre as ações de destaque, a ACIC promoveu o Dia “M” ACIC, voltado ao público feminino e integrado à campanha Outubro Rosa, com palestras sobre saúde, nutrição e bem-estar. Durante o Sonho de Natal, realizou o Concurso de Vitrines, que mobilizou o comércio local e premiou os melhores projetos de decoração.
Em julho de 2016, o então vice-presidente Marcelo Carvalho assumiu interinamente a presidência.

Marcelo Carvalho
GESTÃO 2017–2018

Alexandre Dapper
Em 11 de novembro de 2016, no Hotel Laje de Pedra, tomou posse a diretoria eleita para o biênio 2017–2018, presidida por Alexandre Dapper, com Ditmar Kurt Bellman (Turismo), Maria Cecília Kehl Graciolla (Comércio), Gino Bazzan (Serviços), Carlos José Cletes de Moraes (Indústria), Abelardito Iacks (1º Tesoureiro) e Ricardo Campos Mentz (2º Tesoureiro).
Nos meses seguintes, a ACIC promoveu e apoiou eventos de grande impacto para a cidade. Entre eles, o Verão em Canela, realizado entre 21 de janeiro e 3 de março de 2017, em parceria com a Prefeitura e a Fundação Cultural, com atrações culturais e promoções em estabelecimentos locais. Outro marco foi a remodelação da rótula de acesso ao Parque do Caracol, inaugurada em 7 de julho de 2017, integrando estética e natureza no principal ponto turístico da cidade.
Na área da gastronomia e cultura, destacou-se a 8ª edição do Festival Sabores de Canela, lançada em 29 de agosto de 2017, e o 1º Petit Sabores de Canela, promovido em conjunto com o Canela Beatles Festival, reunindo música, gastronomia e lazer na Praça João Corrêa.
O ano de 2018 manteve o ritmo de atividades, com nova edição do Verão em Canela, o projeto Arte na Rua, que levou música e arte às vias centrais, e a 9ª edição do Sabores de Canela, consolidando o festival como uma das marcas culturais de Canela.
GESTÃO 2019–2020
Em 19 de março de 2019, no Grande Hotel Canela, foi empossada a diretoria eleita para o biênio 2019–2020, presidida por Ronaldo de Paula, com Cândido Alexandre Borges da Silva (Turismo), Claudio Casagrande (Comércio), Gino Bazzan (Serviços), Herbert Maldotti Ramos (Indústria), Maurício Pedro Boniatti (1º Tesoureiro) e Angelo Bronildo Pereira Macedo (2º Tesoureiro e Coordenador do Fundo de Turismo), além de diretores responsáveis por comunicação, gastronomia, oportunidades, treinamentos, relações públicas, meio ambiente e o departamento da mulher.
Entre os marcos da gestão, destacou-se a retomada da Feira Canela Mostra Tudo, realizada entre 19 e 28 de julho de 2019, no Largo Cultural da Praça João Corrêa. Após anos sem edições, o evento foi recriado com apoio da Prefeitura, reunindo empresas locais e fortalecendo a economia da cidade. Outro avanço importante foi a mudança da sede da ACIC, em setembro de 2019, para o Edifício Plaza Serrana, na Avenida Osvaldo Aranha, oferecendo um espaço mais moderno e funcional.
Nesse mesmo ano, a entidade lançou o projeto “ACIC Volta para a Escola”, que aproximou empresários de estudantes do ensino médio, promovendo palestras sobre empreendedorismo, turismo, finanças e mercado de trabalho. A iniciativa atingiu mais de 2 mil alunos, estimulando o aprendizado e a formação de novos talentos locais.

Ronaldo de Paula
A gastronomia também manteve papel de destaque com a 10ª edição do Festival Sabores de Canela, realizada entre 1º e 30 de setembro de 2019, que teve como tema a gastronomia sustentável e contou com a participação de 14 restaurantes, sete pousadas e hotéis e a Feirinha Ecológica de Canela.
A gestão de Ronaldo de Paula teria continuidade no ano seguinte, conduzindo a entidade em um dos períodos mais desafiadores de sua história.
A década de 2010 representou um período de integração, inovação e fortalecimento da presença comunitária da ACIC. Com eventos consolidados, projetos sociais e crescente participação institucional, a associação reafirmou seu papel como elo entre o setor produtivo e a sociedade canelense, preparando o caminho para os desafios e transformações da década seguinte.




