5 motivos para investir na capacitação de sua equipe



O desenvolvimento intelectual dos colaboradores tem sido estimulado cada vez mais dentro das empresas de todos os tipos, gerando diversos resultados para todos os envolvidos e para os negócios. Quanto mais funcionários produtivos, engajados e que sabem exatamente o que devem fazer para entregar os melhores resultados para a empresa, esta por sua vez conquista uma maior satisfação dos clientes, melhora a produtividade e fortalece seus processos.



O processo de capacitação deve se concentrar em promover o desenvolvimento dos colaboradores, e não se resume às habilidades técnicas. Também pode ser entendido como capacitação a melhora nas competências emocionais, aperfeiçoando pontos como inteligência emocional, capacidade de trabalho em equipe, escuta ativa, entre outros.

Outro fator que contribui na decisão de investir, é a vantagem competitiva, ou seja, com funcionários mais qualificados, a empresa se torna mais propensa a ser mais diversificada e com qualidade maior de serviços em relação as demais empresas.


Mas estes não são todos os benefícios...

Confira agora 5 motivos para investir em capacitação:


1) Melhora a integração e qualidade no ambiente de trabalho

A capacitação, além de ser vista como um “treino”, pode ser vista como uma quebra no dia de trabalho cotidiano dos colaboradores, assim incentivando o contato com as pessoas de cargos diferenciados, que possivelmente não tem um contato frequente, e criando uma conexão entre todos, que desenvolvem também confiança, tanto em si mesmos, como uns nos outros; trazendo também fluidez no clima organizacional e qualidade cada vez mais superior.


2) Aumenta a produtividade e o desempenho dos colaboradores

Os funcionários treinados, que conhecem os processos dentro da empresa sentem-se mais motivados e confiantes para encontrar soluções nas situações, sem medo. E além de tudo, ficarão satisfeitos por desenvolverem as soluções, estimulando o cérebro dessa forma. Esta autonomia que foi gerada, faz com que se sintam livres no ambiente de trabalho para formarem grupos e chegarem todos a um objetivo em comum, assim aumentando a qualidade do ambiente e a produtividade empresarial.


3) Diminui a rotatividade de pessoas

Contratar um novo funcionário gera custos que muitas vezes não seriam necessários se houvesse uma capacitação. Quando há uma nova contratação corre-se o risco de o funcionário não ser conectado com suas tarefas e com seus colegas, gerando ainda mais custos e gasto de tempo com procura de novas pessoas e com a integração, fazendo com que os laços dentro do trabalho sejam rompidos e muitas vezes piorando os resultados da empresa, até que os níveis de trabalho desejados sejam alcançados.


4) Valoriza a empresa no mercado e gera um diferencial competitivo

Os funcionários são a peça chave para o desenvolvimento de uma empresa, garantindo as soluções imediatas de problemas, ou seja, quanto melhor for treinada a sua equipe mais forte ela será, se mantendo com diferencial no mercado. O processo de capacitação deve se concentrar em promover o desenvolvimento dos colaboradores, e não se resume às habilidades técnicas, o caminho também deve ser aberto para o lado de inteligência emocional e trabalho em equipe.

Quando a empresa é consciente sobre a importância da sabedoria de seus colaboradores consegue sair na frente das outras, obtendo principalmente um resultado final superior pelo nível de habilidade e engajamento de todos, assim gerando satisfação de todos os lados e estimulando que isso aconteça mais vezes, tornando-se referência na área.


5) Motivação da equipe e aumento da confiança

Quando os colaboradores percebem que estão sendo valorizados onde trabalham, recebem de si mesmos a confiança para continuar fazendo e superar o que fazem dentro da empresa, além disso ganham a oportunidade de se desenvolverem individualmente e internamente, ao perceberem que a gestão se importa com todos e dá espaço para crescerem e confiança de que darão sempre o seu melhor, sendo motivados a seguir na equipe.

Os funcionários que passam por processos de capacitação sentem-se mais seguros em relação à sua importância para a empresa e aos processos que aplicam para a realização do trabalho.

Esse aumento na segurança traz uma melhora notável no nível de comprometimento. O colaborador passa a assumir uma maior responsabilidade, entende que faz a diferença para os resultados da empresa e procura entregar sempre com mais qualidade.

Quando adquirem o conhecimento passado nos projetos de capacitação, dominam o assunto e sentem-se confortáveis e seguros para aplicar a prática, quando percebem que foram bem na prática, se esforçam cada vez mais para alcançar níveis superiores, algo que naturalmente é estimulado pelo cérebro, reforça a ligação entre a empresa e o funcionário, percebendo que não é só um número, e é visto como uma peça chave para a empresa.


E você? Desenvolve algo assim na sua empresa?


Uma das principais funções de nossa Associação é proporcionar momentos de capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de novas habilidades aos nossos associados e à comunidade, para assim contribuirmos com a qualificação de nossos profissionais, elevando o nível dos comércios, indústrias, serviços e turismo locais.


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