ACIC Canela encaminha ofício para a Prefeitura Municipal com dados sobre a pandemia

Conforme acordado na reunião que realizamos no dia de hoje, oficializamos o que apresentamos, debatemos, sugerimos e solicitamos em nome de todos os associados da ACIC e das demais empresas e empreendedores de nosso município, em relação às questões e ações relacionadas à pandemia do Coronavírus que nos impactam no momento. Primeiramente seguem os dados levantados e organizados que nos possibilitam uma análise estratégica que embasa e justifica nossas opiniões e reivindicações, destacando os números relativos à curva de contaminação e aos infectados pela Covid-19.





Observação: os atendimentos primários em Canela começaram a ser feitos na semana de 15/12 pelo Posto de Saúde e apenas os casos graves foram direcionados para a tenda. Também apresentamos o resultado da pesquisa realizada nas últimas horas sobre o “Impacto da Pandemia na Economia de Canela”, respondida por uma parcela significativa de empresas de Canela, associadas ou não da nossa entidade, onde infelizmente destacam-se: ● Demissão média de 2,88 empregados por empresa (cerca de 2.000 empresas no município) ● Faturamento: o 17% das empresas perderam entre 0% e 25% de faturamento; o 32,1% das empresas perderam entre 25% e 50% de faturamento; o 33,9% das empresas perderam entre 50% e 75% de faturamento; o 17% das empresas perderam entre 75% e 100% de faturamento; ● Redução de 44,6% do pagamento de Impostos e Taxas Municipais pelas empresas; ● 61,6% das empresas de Canela aderiram a algum programa de redução de carga horária ou suspensão de contrato (medidas que não existem no momento); ● 61,3% se endividaram aderindo a empréstimos e linhas de crédito; ● Ameaça de fechamento e encerramento das atividades de quase 40% das empresas. o Com esse possível fechamento vem a demissão de 2,89 empregados por empresa em média;


Reforçamos portanto nossas solicitações, buscando auxiliar no enfrentamento e minimização dos impactos de forma urgente e emergencial: 1. Adesão ao sistema de Cogestão ao Modelo de Distanciamento Controlado Estadual. 2. Realização de Barreiras Sanitárias Regionais em parceria com a AMSERRA, com distribuição de material informativo. 3. Fechamento dos estabelecimentos do segmento de Mercados e Supermercados nos domingos a partir das 12 horas. 4. Ampliação e aprimoramento da equipe de fiscalização, tanto em aspectos quantitativos, com o número suficente de fiscais, agentes e servidores que possam auxiliar, como qualitativos, com melhor preparo para a abordagem e comunicação com as empresas e implantação imediata de uma escala de trabalho que contemple um plantão nas horas de intervalo e nos finais de semana, com atendimento 24 horas, principalmente para coibir aglomerações. 5. Oficialização e implantação de um Comitê Municipal de Crise, com representação da sociedade. 6. Prorrogação do pagamento e cobrança dos impostos e taxas municipais de acordo com a legalidade; 7. Plano de ação para testagem de sintomáticos com testes RT-PCR RÁPIDO para rastreio e isolamento mais ágil; Reiterando nosso compromisso em continuar auxiliando o poder público na medida de nossas possibilidades, entre todas as ações já em andamento, ainda nos comprometemos em organizar e promover uma campanha de conscientização para o uso de máscaras N95 ou similares por parte de todos os empresários e seus colaboradores, aumentando a eficácia das ações contra a disseminação do vírus.


Saiba mais:


Oficio Prefeito Cogestão 18 03 21
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