top of page

ACIC participa do SEMINÁRIO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DAS HORTÊNSIAS




A ACIC esteve presente no Seminário de Gestão e Desenvolvimento da Região das Hortênsias, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS) no dia 03 de agosto, no Auditório da UCS Campus Universitário da Região das Hortênsias. O evento reuniu profissionais e estudantes da área contábil, empresários e colaboradores de organizações contábeis da região.


Na abertura, o presidente do Conselho, contador Márcio Schuch Silveira, destacou o papel dos profissionais da Contabilidade, que concorrem para o desenvolvimento de toda a sociedade. Também se manifestaram, os delegados representantes do CRCRS de Canela e de Gramado.


Conectados com o Desenvolvimento da Sociedade”, o primeiro painel do Seminário, em que o presidente do CRCRS realizou abertura detalhando tópicos como as diversas áreas de atuação do profissional da contabilidade, a participação do Sistema CFC/CRCs (visão e missão da entidade), a evolução da tecnologia na contabilidade e governança corporativa, dentre outros. Márcio Schuch finalizou sua apresentação enfatizando que o juramento profissional do contador ressalta a disposição dos contadores de que seu trabalho seja um importante instrumento de controle e orientação eficaz para desenvolver a sociedade como um todo e de forma sustentável. Deste painel também participaram Heitor Noel - Diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Gramado, Vagner Drese Gonçalves – Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de Gramado além do Delegado Representante do CRCS em Gramada Calisto Lirio, que foi o moderador deste painel. Os representantes da Prefeitura de Gramado falaram sobre as conduções de trabalhos que estão sendo realizado em parceria com o SEBRAE para o Desenvolvimento Econômico do Município além de estratégias de parcerias com os contadores e a importância do diálogo e bom relacionamento nas negociações e implementações de ações.


O tema “Governa Corporativa” foi apresentado por Eduardo Bridi – Consultor e Professor Universitário na Área de Governança Corporativa, com a moderação de Diogo Machado Scain – Delegado Representante do CRCS em Canela. Na sequência o tema “Desafios da Inovação e da Sucessão nas Organizações Contábeis” foi abordado por Dênis Carraro – integrante da Comissão de Estudos de Governança e Compliance do CRCRS com a moderação de Luis Henrique Saueressig - Delegado Representante do CRCS em Igrejinha.


O tema de encerramento foi “Malha Fiscal Pessoa Jurídica com Base no SPED”, o assunto foi tratado por Mauro Negruni – Especialista no Sistema Público de Escrituração Digital com a moderação da Conselheira do CRCRS Elis Altreiter.


Em vários momentos foi ressaltado pelos painelistas a importância do conhecimento para os profissionais da contabilidade em um cenário de muitas mudanças, além da pauta “Governança Corporativa”, tão debatida atualmente em função da abordagem ESG, uma grande tendência e uma necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea.


コメント


bottom of page