top of page

Comitê de Resiliência - Resultado dos encontros com os empresários locais



A ACIC iniciou no dia 09 de maio, o trabalho de formação do Comitê de Resiliência, que tem como objetivo iniciar um debate sobre nossas fragilidades, unir esforços na busca de alternativas econômicas e soluções em diversas áreas que o momento exige, olhando também para as potencialidades que temos ou podemos construir.


Resiliência significa a capacidade de antecipar, preparar-se, responder e recuperar-se de ameaças significativas que envolvem vários riscos, com danos ao bem-estar social, à economia, às infra-estruturas e ao ambiente.”


As primeiras ações do Comitê:

  • A primeira ação da entidade foi a estruturação da Central Solidária com a finalidade de receber e distribuir doações de forma dinâmica em conjunto com outras entidades. 

  • Paralelamente a este trabalho, membros deste Comitê buscam compreender outras necessidades e como podemos atuar de forma organizada através de reuniões com os setores da gastronomia, hotelaria, comércio e parques, para discussão e planejamento de ações conjuntas.

  • O Comitê também vem preocupando-se quanto a questão econômica e social, dedicando-se a estruturação de estratégias, sendo uma delas a aplicação de um questionário de autoavaliação que está sendo encaminhado para as empresas associadas, denominado “Índice de Resiliência do Turismo”, com o objetivo das empresas refletirem sobre questões particulares de suas estruturas e planejamento.

  • Na área da Saúde Mental, a ACIC está estruturando uma rede de apoio para atendimento psicossocial, onde cerca de 50 pessoas já se cadastraram para poder acolher e auxiliar as pessoas neste momento desafiador.


Resultado dos encontros com os empresários locais:


Nos dias 22 e 23 de maio, foram realizadas reuniões com os empresários dos setores da Gastronomia, Parques/Atrativos, Hotelaria e Comércio. Em cada grupo foi apresentado aos participantes o conceito e objetivos do Comitê de Resiliência, as principais ações em andamento e as entidades que compõem o Comitê.


Também foi levantada a importância da retomada dos encontros por setores para discussões e planejamento para o Turismo de Canela, através do empresariado local.


Foi tratada a questão da construção da Resiliência Comunitária, das transformações que sofremos em momentos como este e como precisamos reconfigurar nosso modo de vida e negócios para seguir de maneira diferente do que estávamos habituados. Além disso, sabermos olhar para as vulnerabilidades, problemas sociais e buscar uma mudança e fortalecimento através destas experiências. 


O modelo de pesquisa apresentado como ferramenta para auto-avaliação, partiu de experiências em desastres climáticos nos EUA, em territórios que há décadas sofrem com eventos severos e que se dedicam a reduzir os seus impactos nas comunidades. O resultado de cada empresa será automaticamente enviado para o e-mail informado na pesquisa através do link: https://x.gd/HqM0T.


Ao final, cada grupo foi instigado a refletir sobre o que estamos aprendendo com esta calamidade, quais são nossas vulnerabilidades e potencialidades, além de uma grande troca de ideias sobre as ações a curto, médio e longo prazo que poderão ser colocadas em prática.


Com este levantamento de ideias e sugestões, a equipe do Comitê de Resiliência da ACIC irá formular ações para os próximos dias e meses, que deverão envolver os empresários, poder público e a comunidade em geral, na busca de uma retomada e recuperação da atividade turística na cidade.


תגובות


bottom of page