![](https://static.wixstatic.com/media/069659_40177de738884c8bb5de41768034546a~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_549,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/069659_40177de738884c8bb5de41768034546a~mv2.jpeg)
A ACIC, em parceria com o SESI/RS, formou um grupo de 12 participantes no Curso de Liderança Acolhedora. O objetivo principal do treinamento foi capacitar lideranças para enfrentar desafios relacionados à saúde mental e emocional, promovendo o cuidado e desenvolvendo comportamentos que incentivem o apoio emocional, fortalecendo uma cultura organizacional baseada na segurança psicológica.
Ao longo do curso, os alunos também foram preparados para lidar com crises emocionais e saber encaminhar os colaboradores para serviços especializados, quando necessário. Essa abordagem visa criar melhores condições de trabalho tanto no nível individual quanto organizacional, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo.
O curso contou com 5 encontros, realizados entre os dias 9 de agosto e 6 de setembro de 2024, na sede da ACIC, sob a condução da professora Debora Muck Spindler.
O SESI tem direcionado grandes esforços para o cuidado com a saúde mental, uma vez que transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. Apesar de muitas vezes subestimada, essa questão impacta diretamente na produtividade e na sustentabilidade das empresas.
Investir em conscientização e na promoção de ações voltadas para a saúde mental no ambiente de trabalho traz benefícios a todos. Para a ACIC, a resiliência e a preparação de seus associados para lidar com essas dificuldades são questões prioritárias e essenciais para a construção de um futuro organizacional mais sólido e humano.