top of page

ESG no Núcleo de Empreendedorismo Feminino da ACIC

O Núcleo de Empreendedorismo Feminino da ACIC realizou um encontro, na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, para explorar o tema ESG, uma sigla que representa os pilares Ambiental, Social e de Governança, originada do inglês (Environmental, Social and Governance). Este conceito desempenha um papel crucial tanto internamente, na gestão das empresas, quanto externamente, na avaliação das mesmas. Assim, o ESG é uma abordagem de via dupla que aprimora e impulsiona a administração empresarial.


A palestra foi conduzida por dois especialistas em gestão de processos e ESG: Rafael Chaves e Vicente Atz. Rafael Chaves possui uma sólida formação em Administração, incluindo mestrado em Sistemas e Processos Industriais, bem como MBA em Gestão Estratégica de Projetos e MBA em Gestão da Qualidade. Ele é também um auditor líder em ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e ISO 27001 (Gestão de Segurança da Informação) e desempenha um papel ativo na comissão brasileira da ABNT, contribuindo para a criação de normas relacionadas à gestão e sustentabilidade em hospedagem e turismo.


Vicente Atz, é graduado em Administração Hoteleira e possui pós-graduação em Finanças Empresariais. Ele é especializado em sistemas de automação hoteleira e venda online, com experiência na plataforma Newhotel (Portugal). Ambos são co-fundadores da empresa GESCAP, onde oferecem serviços e consultorias para empresas com o objetivo de promover a excelência em qualidade, através da inovação e sustentabilidade, resultando em maior lucratividade e reconhecimento institucional.


Durante a palestra, foram discutidos diversos tópicos, como certificações ISO, aprimoramentos e padronização de processos, aprimoramento da satisfação de clientes e colaboradores, redução de custos, visão sistêmica dos negócios, engajamento da equipe, tomada de decisões baseada em indicadores, planos de ação eficazes e a importância de conscientizar que empresas de todos os tamanhos podem adotar práticas e ações para um desenvolvimento saudável e sustentável dos negócios.


Rafael e Vicente se disponibilizaram para fornecer maiores informações sobre o assunto aos associados da ACIC. Para saber mais, visite o site da GESCAP: https://gescap.com.br/.


O Núcleo de Empreendedorismo Feminino da ACIC


continua se fortalecendo como um grupo comprometido com a capacitação das empresárias da região por meio da troca de experiências e informações. Entre em contato com a ACIC e saiba mais!



Bình luận


bottom of page