top of page

ACIC participa de reunião do CONTUR Hortênsias em São Francisco de Paula

Na manhã do dia 08 de agosto, no Parque Mátria, reuniram-se representantes do CONTUR Hortênsias além de convidados do trade turístico. O CONTUR integra prefeituras e entidades de 5 municípios da Região das Hortênsias, com o propósito de: CONECTAR A FORÇA DO TURISMO. As pautas foram Segurança Pública na Região e Análise do Fluxo Turístico da Região, pesquisa realizada pelo SEBRAE em uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.


O tema Segurança Pública na Região foi apresentado pelo Tenente Coronel Cezar Augusto Chavez, responsável pelo comando do Primeiro Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) do qual integram os municípios – Gramado, Canela, Igrejinha, Três Coroas, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Santa Maria do Herval, Picada Café, Cambará do Sul, Jaquirana. Foi ressaltado que a partir de setembro ocorrerão mudanças nesta composição,saindo os municípios de Jaquirana e Santa Maria do Herval e integrando o Batalhão os municípios de Taquara, Rolante e Riozinho. Os assuntos tratados foram sobre o efetivo disponível na região que atualmente é de 170 pessoas, que há déficits nas cidades, mas que de forma geral os crimes apresentam estabilidade nestes 3 últimos anos e que os índices são considerados relativamente baixos, sendo as principais ocorrências de prisões: posse de entorpecentes (maconha, crack e cocaína) e tráfico. Foi pontuado também sobre os Presídios de Canela e São Francisco que se encontram superlotados. No estado do RS há um crescimento de números de homicídios, porém na região não é a regra, ressalta que estamos há 3 meses sem homicídios.Foram apresentadas as principais operações: Operação Avante – para redução de índices criminais;Eventos; Proerd nas escolas; Base comunitária – Rua Coberta em Gramado; Patrulha Rural; Patrulha Maria da Penha e Combate ao Abigeato.Capitão Montini, Comandante da Brigada Militar de Gramado comentou sobre a importância da comunidade informar e recorrer a Brigada diante das ameaças, fez referência aos golpes de extorsões que em sua grande maioria são feitos por pessoas que não se encontram na cidade e que possivelmente estão em presídios.


O segundo tema tratado foi a Análise de Fluxo Turístico – apresentado por Amanda Paim, Coordenadora Estadual de Economia Criativa e Turismo SEBRAE – RS, que tem por referência Pesquisa realizada em vários destinos do estado, todas estão disponíveis no site da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Amanda colocou que a apresentação pode ser feita de forma individual para cada cidade. Falou que pela característica de termos um turismo rodoviário, a tecnologia aplicada nesta pesquisa é mais assertiva e segura, tendo como referência os dados de telefonia móvel da VIVO, considerando a permanência mínima de 3 horas na localidade. Coloca que a possibilidade de comparação com os dados da pesquisa realizada no ano de 2019 é muito importante para o entendimento do cenário atual. Sobre o critério de turista individual e viagens, comenta que 71% do fluxo é da Região Sul, e que deveria ser realizado um esforço para trazer pessoas de outros estados do país, o desafio é trazer outro público para aumentar o ticket médio. Apresentou a listagem das 10 principais cidade dos estados do RS que visitam a região, sendo elas: Caxias do Sul, Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Pelotas, Vacaria, Gravataí, Novo Hamburgo, Viamão e Passo Fundo. E como cidades emissoras fora do estado do RS: São Paulo, Arapiraca, Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Brasília, Belo Horizonte, Criciúma e Salvador. Foi apontada a necessidade de aumentar a permanência dos turistas e a oportunidade de uma construção de uma promoção integrada enquanto região. Quanto a identificação das classes sociais descritas na pesquisa, a representante do SEBRAE pontuou que a referência é a tabela IBGE e comparada com SPC, e que podemos trazer como assunto de reflexão que as classes A e B são classes mais exigentes e com mais oportunidades para escolher seus destinos de lazer, e alerta para a questão da mobilidade urbana e qualidade de acesso para a região.


Um assunto trazido pelos Secretários de Turismo de Canela e Gramado, foi a reunião ocorrida com a Secretaria de Turismo do Estado, Brocker Turismo e Azul Viagens, em que foi debatido sobre o incremento das vendas em comparação com anos anteriores e a oferta de 19 voos semanais pela Azul no período de dezembro e janeiro de 2024, no caráter de “voo dedicado” que oferece uma redução com cerca de 30% de desconto nos valores. No encontro foi ressaltado também a necessidade de aumentar a taxa de permanência dos turistas na região.


Texto por: Cintia Mentz



bottom of page