top of page

Conversando sobre Turismo discute candidatura de Canela ao ABETA SUMMIT 2027

ree

A edição de setembro do “Conversando sobre Turismo”, promovida pela ACIC, reuniu representantes do setor no Hotel e Pousada Caliandra da Serra, que recepcionou os participantes com café da manhã. O encontro contou com a presença de Evandro Schütz, que apresentou a proposta de sediar o ABETA SUMMIT em Canela, em 2027, e destacou o potencial do evento para a região.


A abertura foi conduzida por Leandro Oliveira, que agradeceu a presença dos convidados e passou a palavra a Aline Schimanoski. Aline detalhou as ações em curso para as comemorações de Natal, com a campanha “Nos Trilhos da Magia”, que este ano incentiva a decoração de fachadas e dos tradicionais pinheirinhos na rua Júlio de Castilhos, com premiação em dinheiro. Também apresentou a iniciativa “Natal Premiado”, inspirada na campanha de Páscoa, voltada para estimular o comércio local por meio de divulgação e prêmios.


Evandro Schütz apresentou o ABETA SUMMIT – o principal congresso do setor de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil – mostrando, por vídeo e apresentação, a dimensão e o impacto que o evento traz às cidades-sede. Organizada pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), a iniciativa reúne empresários, gestores públicos, acadêmicos, guias e demais profissionais do segmento para debates, capacitações, estudos de caso e visitas técnicas.


Fundada em 2004, a ABETA é uma entidade sem fins lucrativos que congrega empresas comprometidas com práticas profissionais, sustentáveis e inovadoras no turismo de natureza. O ABETA SUMMIT, realizado desde 2003, figura como um dos principais fóruns do setor, contribuindo para a geração de conhecimento, a qualificação de micro e pequenos negócios, a ampliação de redes de contato e a criação de oportunidades comerciais para destinos e empresas.


Durante sua fala, Evandro incentivou o engajamento local para a captação de parcerias e apoios — políticos, institucionais e econômicos — necessários à efetivação da candidatura de Canela ao evento em 2027. Segundo ele, a integração entre parques temáticos e atrativos naturais diferencia a região e pode conferir ampla visibilidade ao potencial turístico local caso a cidade seja escolhida como sede.


O encontro reforçou a importância da articulação entre setor público e privado para consolidar projetos que alavanquem o turismo regional e trouxe à pauta iniciativas práticas de promoção e qualificação do destino.


Apresentação Evandro Schütz:

ree






Vídeo apresentado:


Saiba mais: Site ABETA: https://abeta.tur.br/ Site ABETA SUMMIT: https://abetasummit.com.br/

 
 
bottom of page