Encontro do Programa Turismo Positivo na ACIC, pesquisas e capacitações

No dia 23 de abril, na terça-feira pela manhã, o Presidente Maurício Boniatti recebeu representantes de empresas que fazem parte do Projeto Turismo Positivo da ACIC, juntamente com a Vice-Presidente de Turismo Luiza Brocker Boeira e os consultores da entidade Aline Schimanoski, Cintia Mentz e Ismael Viezze, além de Ricardo Mentz como membro voluntário do projeto.

No encontro foram apresentados os resultados da pesquisa realizada junto aos trabalhadores das empresas envolvidas no projeto que totalizaram uma amostra significativa de 398 respostas. Estes resultados refletem um entendimento sobre o “Bem-estar corporativo”, com uma visão sistêmica, avaliando as percepções das pessoas sobre o seu padrão de vida, governança, meio ambiente, cultura, educação, vitalidade comunitária, uso do tempo, saúde e bem-estar psicológico. Além de perguntas optativas, ainda os respondentes foram convidados a descrever sobre aspectos positivos e negativos do ambiente de trabalho, o que ocorreu de forma on-line, anônima e através de uma escala científica validada no Brasil.

Estes resultados dão sustentação às propostas de capacitações que foram apresentadas ao grupo que ocorrerão em parceria com o SESI, SICREDI e SEBRAE, trazendo temas muito relevantes que foram apontados pelas pesquisas como: autoconhecimento, autocuidado, empatia, relacionamentos interpessoais, saúde mental, educação financeira, atendimento e hospitalidade e experiências turísticas memoráveis. Além dos trabalhadores o projeto prevê momentos com os gestores, líderes e empresários. Foi solicitado aos participantes suas opiniões e contribuições sobre a proposta dos temas e formato dos encontros.

Outra iniciativa do projeto foram as entrevistas com os visitantes de Canela, onde a ACIC elaborou o questionário de acordo com os conceitos do projeto e investiu recursos próprios na contratação de uma empresa canelense para aplicação dos mesmos, o que está ocorrendo desde o dia 21 de março em alguns atrativos e pontos como Catedral de Pedra, Estação Campos de Canella e ao longo das vias Osvaldo Aranha e Felisberto Soares. Os resultados das 485 respostas (até o momento) podem auxiliar no planejamento de ações e estratégias de grupos de trabalho que através da união de esforços podem cooperar positivamente com o turismo de Canela.

A ACIC acredita que as informações sobre o perfil do visitante possam ser uma ferramenta muito importante para a tomada de decisões e debates que são muito pertinentes para o momento atual, assim como as capacitações que estão sendo propostas para os trabalhadores e gestores a fim de contribuir para a qualificação das experiências turísticas em nossa cidade.

Neste momento, alguns dados sobre o visitante podem servir de orientação, questionamentos e direcionamentos, mas é válido destacar que fazem parte de um contexto da temporada de Páscoa e que precisamos refletir sobre a importância de constantes coletas de dados para que ações possam ser mais assertivas colaborando de fato para o desenvolvimento da comunidade como um todo.

Acompanhe as notícias e o trabalho da ACIC, veja o resumo da pesquisa: