Novo Plano Diretor de Canela, tema da Reunião da ACIC de outubro

O convidado da reunião almoço do dia 11 de outubro foi o professor Dr. Benamy Turkienicz, que conduzirá os pesquisadores e profissionais da Fundação Luiz Englert na elaboração do novo Plano Diretor de Canela.

Dr. Benamy, possui um extenso curriculum e uma larga experiência sobre o tema, é professor titular da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e Ph.D. em Urbanismo pela Chalmers University of Technology. Desenvolveu softwares para mensuração de impactos de formas construídas como CityZoom. Coordena o Núcleo de Tecnologia Urbana, grupo multidisciplinar responsável por diferentes Planos Diretores e Planos Habitacionais, entre os quais o Masterplan do IV Distrito de Porto Alegre.

Explicou sobre a importância da reestruturação do Plano Diretor para a cidade de Canela, esclarecendo sobre como o trabalho técnico será conduzido e sobre a participação da comunidade neste importante processo. O principal foco do Novo Plano Diretor será: capacidade e infraestrutura, o professor coloca a importância de serem estabelecidos gravames bem como, a preservação de edifícios emblemáticos da cidade. Trata-se também, sobre planejamento de estação de esgoto e plano local de habitação de interesse social mapeando terrenos mais baratos com menor custo ambiental possível.

O professor Dr. Benamy, esclarece que o trabalho contemplará 2 modos de leituras: leitura comunitária que contará com a participação da comunidade e leituras técnicas realizada por técnicos capacitados. Ambas serão documentadas e apresentadas posteriormente. Em junho de 2024 a proposta do Novo Plano Diretor será consolidada para o público e entregue para câmara municipal e vereadores para aprovação. O professor apontou ainda que Canela disputa investimentos internacionais e possui uma economia forte e potencial de crescimento.

Outra novidade da Reunião Almoço é que a ACIC esta oferecendo um espaço para os associados apresentarem seus serviços, as empresas participantes deste primeiro momento foram Reffinato Cortinas, Persianas e Acabamentos e o convênio de saúde Vida Card. As empresas interessadas para participarem das próximas reuniões almoço podem procurar a ACIC para se inscreverem.

Participe destes importantes momentos com trocas de informações sobre o futuro e o desenvolvimento de Canela.