Palestra com Marcos Tonin destaca o poder do marketing de influência
- ACIC Canela
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Na noite de terça-feira, 27 de maio, a ACIC promoveu, em parceria com o SEBRAE e a UCS, a palestra “O poder do marketing de influência”, ministrada por Marcos Tonin. O encontro aconteceu na UCS Canela e reuniu associados e estudantes, que foram recepcionados com um saboroso coffee preparado pelos alunos do curso de Gastronomia da instituição.
A abertura do evento ficou por conta de Maurício Boniatti, que agradeceu a presença de todos os participantes, especialmente por terem comparecido mesmo em uma noite fria e chuvosa na Serra Gaúcha.
Com uma trajetória de mais de 15 anos no marketing, Marcos Tonin é mentor e palestrante do SEBRAE/RS e professor da Universidade de Caxias do Sul. Em 2024, foi eleito Melhor Palestrante de Comunicação e Marketing no The Best Speaker Brasil. Criador do projeto Marketeiro Confesso, que já formou mais de 5 mil alunos, também fundou o Confessionário, uma comunidade voltada ao apoio de empreendedores, com foco em networking e crescimento digital.
Com muita energia e carisma, Marcos iniciou sua apresentação com uma provocação inusitada: “Seja o próximo idiota!” — um convite a superar o medo de se expor no ambiente digital. Ele falou sobre o desafio de se destacar em meio ao excesso de informações e reforçou a importância da autenticidade nas redes sociais. Segundo ele, “dar um bom exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única!”
Um dos principais temas abordados foi o EGC – Employee Generated Content (Conteúdo Gerado por Funcionários). Marcos destacou o valor do engajamento interno na criação de conteúdos genuínos, criativos e alinhados aos valores da empresa. “Os colaboradores conhecem a essência do negócio e têm potencial para criar conteúdos que geram identificação e conquistam o público”, afirmou. Ele também lembrou que esse processo precisa ser estruturado com regras claras, autorização formal e respeito mútuo.
Marcos comparou o ambiente digital à rua mais movimentada do mundo e enfatizou que, para ser notado, é essencial mostrar o valor real do que se oferece. “Marketing é dizer ao mundo que você é um rockstar. Marketing de conteúdo é provar que você realmente é um.” Segundo ele, a exposição nas redes deve refletir verdade, personalidade e coragem. “O medo de ser criticado ou parecer ridículo não pode te paralisar. Você nunca será criticado por alguém que faz mais do que você, apenas por quem faz menos.”
A mensagem final foi um convite à ação: arriscar, experimentar, sair da zona de conforto, aprender e se reinventar. Ao fim do encontro, os participantes puderam interagir com o palestrante, tirar dúvidas, fazer fotos e compartilhar os muitos insights da noite.
Fique atento à programação de cursos e palestras da ACIC! Incentive sua equipe a participar e evoluir junto com a sua empresa. Essas são oportunidades valiosas para impulsionar o crescimento profissional e empresarial.