top of page

Reunião Almoço com o Biólogo Carlos Frozi

A ACIC realizou, nesta quarta, dia 10,  a reunião almoço de abril com a participação do biólogo, ambientalista e professor Carlos Frozi que atualmente é o interventor da central de triagem de Canela.


Maurício Boniatti abriu a reunião dando as boas-vindas aos participantes e em seguida passou a palavra para Frozi que iniciou uma apresentação sobre o início do seu trabalho, nos anos 90, onde implantou a coleta seletiva e a separação do lixo.


Frozi contou como foi feito o trabalho que destacou Canela em âmbito nacional como pioneira da coleta seletiva. Desde a educação ambiental nas escolas, a participação da comunidade e o comprometimento do poder público que em conjunto conquistaram melhorias significativas na coleta e destino de resíduos sólidos.


Também deixou claro seu descontentamento com a situação que vem enfrentando hoje. Desinformação, falta de cuidado da população, do comércio e da indústria na separação do lixo. Ele defende que hoje a separação deve ser total – vidro, plástico, papel, alumínio mas sabe que o desafio para implementar tais medidas é árduo e não será feito em curto e médio prazo. Cobrou de todos a consciência e a responsabilidade nos processos de descarte.


Encerrando sua fala, Frozi convidou os presentes a visitarem a central de triagem para testemunhar o trabalho realizado, conhecerem as atividades da Cooperativa de Recicladores e se engajarem na promoção de práticas que favoreçam um futuro mais sustentável e saudável para a comunidade de Canela.


A ACIC convida a todos para refletir sobre a fundamental importância do manejo adequado dos resíduos, vital para todas as cidades, pois contribui significativamente para a mitigação da poluição ambiental e para a conservação dos recursos naturais, em meio a um contexto planetário sobrecarregado e em crise climática.




 

bottom of page