top of page

IBGE na Reunião Almoço da ACIC

A Reunião Almoço da ACIC, desta quarta-feira, 13 de maio, apresentou uma palestra muito esclarecedora sobre as pesquisas do IBGE.


A reunião aconteceu no Grande Hotel Canela e contou com um bom número de associados. Mauricio Boniatti deu as boas-vindas aos participantes e informou sobre os dois próximos encontros, o Conversando sobre Turismo, que será no próximo dia 27 no Gif Burguer e uma edição especial da Reunião Almoço que contará com a presença do Presidente do Rotary Internacional, Mario Cesar Martins de Camargo, que é brasileiro e fará uma palestra motivadora sobre os trabalhos da entidade.


O Pitch, um espaço cedido pela ACIC para associados apresentarem suas empresas, ficou por conta da Unimed Encosta da Serra, que resaltou seu trabalho na região e se colocou à diposição dos associados.


Ismael Viezze apresentou a ação “Nos Trilhos da Magia – Páscoa”, uma ação que visa fomentar e revitalizar o fluxo de visitantes do comércio, gastronomia, hotelaria e atrativos da cidade, além de resgatar a cultura e valorizar artistas locais que representam a alma da comunidade, proporcionando um evento inclusivo e inspirador.


A palestra sobre o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – foi ministrada por Luís Bento Dalcortivo Junior - Chefe da Agência do IBGE em Canela e Lucas Heusner Silveira - técnico do IBGE. Eles apresentaram um panorama do trabalho do Instituto que fornece, diariamente, informações geográficas e estatísticas do Brasil, um trabalho reconhecido e validado por diversos órgãos nacionais e internacionais como a ONU.


O IBGE conta com cerca de 500 agências no território nacional, sendo uma delas em Canela.  Luís Bento apresentou dados, incluindo o significativo aumento da população na nossa cidade, explicando como são conduzidas as pesquisas, destacando que no caso do Censo, estas não são realizadas por amostragem, mas sim de porta em porta, com entrevistas diretas à toda a população.


Eles também destacaram a importância do fornecimento de informações por parte de todos os cidadãos, fundamentais para orientar políticas públicas e para aqueles que buscam se informar. As pesquisas são públicas e acessíveis a todos através do site da entidade. Por fim, colocaram-se à disposição da comunidade. Abaixo, disponibilizamos a apresentação em PDF e os canais de comunicação com o Instituto.







Comments


bottom of page